Advertisement

Main Ad

1. Réis (Século XVI – 1942)

 

1.       Réis (Século XVI – 1942)

 

O nome Réis é o plural de Real, moeda usada por Portugal no início da colonização. 1568 foi o ano que a moeda oficialmente começou a circular no Brasil. A moeda só foi oficializada no nosso país em 1645, sendo a partir daí que a moeda brasileira também passou a se chamar Réis.



Ainda no século XVII, em específico no ano de 1694, foi criada a Casa da Moeda do Brasil. Até então toda a moeda que circulava vinha de fora. Com a criação, na cidade de Salvador, a moeda passou a ser cunhada em solo brasileiro.

Nessa época havia as moedas chamadas de patacas, moedas de prata cujo valor era entre 20 e 640 réis. Além delas, tinha as moedas de ouro, que tinham um valor superior, essas moedas foram as que circularam por mais tempo na história do Brasil. Dentre elas, a de 4 mil réis era a mais valiosa.

Na imagem a seguir observamos frente e verso de uma das moedas da época, nesse exemplo, a de 100 Réis de 1886.




Até então não existia os bilhetes bancários, precursores do papel moeda. Esses começaram a ser emitidos em 1810, após a criação do Banco do Brasil.

Em 1889 houve a proclamação da república, o que era esperado com isso, quanto as moedas? Uma mudança radical, talvez. Mas, o sistema monetário continuou o mesmo. O padrão utilizado durante os anos poderia mudar, nessa época eram os mil-réis, que eram múltiplos da antiga moeda. Um conto de réis, provavelmente você já ouviu essa expressão, equivalia a um milhão de réis daqueles usados na época do império.


Venham participar do canal do telegram e fiquem por dentro de todas as novidades aqui do site em primeira mão, além de novidades sobre possíveis colecionadores que estão à procura de algumas moedas.

Faça parte do nosso canal no Telegram



Postar um comentário

1 Comentários